terça-feira, 10 de setembro de 2013

Anvisa suspende comercialização de remédio para rinite alérgica

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu nesta terça-feira a distribuição e comercialização de alguns remédios por irregularidades. Entre os medicamentos atingidos pela medida estão alguns usados no tratamento de rinite alérgica, contusões e desconforto estomacal.

Foram suspensos todos os lotes fabricados a partir de 2010 do comprimido de Loratadina D devido à alteração em sua fórmula sem a autorização da Anvisa. Foi suspeito ainda o lote 012509 do Cedrilax 30, também em comprimido, por conta de "desvio de qualidade em sua fabricação".

Os dois remédios são fabricados pela Pharlab Indústria Farmacêutica e usado para o tratamento de rinite alérgica e contusões, respectivamente. A Anvisa afirmou que ainda não sabe se as alterações podem causar problemas à saúde. Já a empresa foi procurada e afirmou que se manifestará por nota ainda hoje.

Também foi suspenso, em todo o país, o lote 46202 do medicamento Kollangel, fabricado pela empresa Natulab Laboratórios, devido a irregularidades na rotulagem do medicamento, e do lote CN121046C do medicamento Solução de Cloreto de Sódio 9ml/ml, da marca Nasolive.

O lote suspenso de Nasolive foi fabricado em setembro de 2012 pela Farmace Indústria Químico-Farmacêutica Cearence e seria válido até setembro de 2014. Segundo a Anvisa, "houve resultados insatisfatórios nos ensaios de Contagem de Bactérias Aeróbias Mesófilas e Contagem de Bolores e Leveduras."

Procurada pela reportagem, a Farmace afirmou em nota que "solicitou análise de contraprova e aguarda o agendamento desta por parte do órgão responsável tendo em vista que o produto não apresentou nenhuma irregularidade no momento de sua liberação e nem durante o seu uso uma vez que o Serviço de Atendimento ao Consumidor não recebeu nenhuma reclamação".
__________________________________
Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009