sexta-feira, 27 de junho de 2014

MODA PIRIGUETE: libertadora da mulher ou imposição do machismo?

Por Dr. Luiz Mott

Foram as travestis de pista que inventaram essa moda de mini-saia, shortinhos curtíssimos, barriga de fora e peitos à mostra, visando, obviamente, dar visibilidade a seus corpos-mercadoria.

As trans inventaram moda, as prostitutas imitaram e a moda piriguete foi adotada por mulheres, mocinhas e meninas de todas as classes sociais.

Cidadania não tem roupa certa e cada um/a se veste como quiser, da burka ao toplesss. E ninguém merece nem pode ser assediada sexualmente devido a sua pouca roupa.

Porém, a mulher que usa roupas curtíssimas, justíssimas, decotadíssimas ou transparentes, obviamente que está querendo chamar atenção para suas partes íntimas.

Tal exposição contribui para a cidadania plena das mulheres?

Essa hiper sexualização corporal das periguetes e vadias, não reforça a coisificação das mulheres, que se expõem como objetos sexuais cada vez mais explícitos?

INSISTO: Cidadania não tem roupa certa e cada um/a se veste como quiser, da burka ao toplesss. E ninguém merece nem pode ser assediada sexualmente devido a sua pouca roupa.


Porém fica a dúvida se tanta exibição é uma conquista positiva para a libertação feminina ou imposição do machismo reforçando o estereótipo da mulher objeto sexual.
___________________________
* Dr. Luiz Mott é antropólogo e professor aposentado da UFBA.

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009