quinta-feira, 20 de novembro de 2014

DEZEMBRO VERMELHO

DEZEMBRO VERMELHO

...........É preocupante para as autoridades de Saúde que mesmo após 30 anos de epidemia a Aids ainda permaneça em lugar de destaque como um grave problema de Saúde Publica Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que atualmente há 630mil pessoas de 15 a 49 anos vivam com HIV/Aids no Brasil. Dessas, em torno de 40% não sabem da sua condição sorológica. Para os casos diagnosticados de Aids, as maiores taxas de incidência encontram-se na faixa de 15 a 49 anos.
...........O Estado do Rio Grande do Norte, desde o ano de 2007, vem investindo no aumento da capacidade para o diagnóstico precoce dos casos de HIV/Aids, desde a implantação de SAE – Serviço de Atenção Especializada nos municípios, assim como a disponibilização de testes rápidos de diagnóstico na atenção básica estimulando ainda às ações de “Fique Sabendo” em eventos sociais de massa. Com o aumento da capacidade diagnóstica, é natural e esperado que haja um crescimento no número de casos de HIV/Aids no Estado, pois se sabe que parte das pessoas que vivem com HIV/Aids ainda não sabem da sua condição sorologica.
...........A Aids ainda causa temor, e muitos indivíduos ainda não possuem o hábito de fazer o exame de HIV rotineiramente, perdendo a oportunidade de ter um diagnóstico precoce, o que justifica muitas delas só descobrirem sua condição quando já estão na fase avançada da doença, fase em que o controle é difícil e o óbito é mais freqüente.
...........Diante desse cenário, a Secretaria de Estado da Saúde convida os municípios por meio dos gestores, profissionais de saúde, estendendo as instituições privadas do ramo de comercio, industria, organizações não governamentais e outros para incluírem durante o mês de Dezembro promovendo o “Dezembro Vermelho” ações voltadas de mobilização visando chamar atenção da sociedade quanto a importância do uso de preservativos como método eficiente na prevenção e o diagnostico precoce.
...........Para os municípios que já possuem equipes capacitadas na realização dos testes rápidos com aconselhamento a Secretaria disponibilizara por meio do Programa Estadual de DST Aids e Hepatites Virais uma cota extra de testes rápido para realização das ações, bem como preservativos, onde estes, devem encaminhar suas solicitações para o e-mail: hepaids-coordenacao@rn.gov.br visando a intensificação do diagnostico.

Programa Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais do Rio Grande do Norte

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009