sábado, 17 de março de 2012

Trabalhadores e trabalhadoras mipibuenses, orai e vigiai, posto que o inimigo está entre nós.

Após toda uma manhã de trabalho na STVBrasil, recebo a visita de um trabalhador em educação que nos procura para tirar algumas dúvidas.

Ele(a) afirma que tiveram uma reunião com o sindicato e que duas perguntas foram suscitadas durante o evento e que, para tais, a resposta caiu como uma pá de areia nos ânimos da categoria.

Segundo o(a) nosso(a) trabalhador(a), alguém perguntou aos representantes do sindicato o porque das escolas públicas estarem literalmente caindo aos pedaços. A resposta foi pronta: "A prefeitura não tem dinheiro para resolver esses problemas."

Ora, minha irmã e meu irmão leitores, nunca jamais na história desse país se viu um sindicato defender governo. Salvo, quando há algum nível de comprometimento do pseudo-sindicato com os governantes e isso é sinal de que está tudo errado. Sindicato é espaço de luta em defesa dos interesses da classe trabalhadora e nunca o contrário. Esta conduta ofende e avilta os direitos daqueles que tiram de seus minguados salários altas quantias anuais para sustentar verdadeiras hordas de oportunistas.

A segunda pergunta feita foi sobre o pagamento do décimo terceiro salário dos trabalhadores, pago pela prefeitura em 2011, e que, segundo informações algumas pessoas receberam com erro para menos. Diante da questão, segundo a nossa fonte, a resposta do sindicato foi que umas pessoas receberam a menos e outras receberam a mais. E que o sindicato não iria fazer nada, sob a argumentação de se o sindicato viesse a acionar a justiça para cobrar os valores de quem recebeu a menos, quem recebeu a mais teria que devolver os valores recebidos.

A resposta é inexorável. Não convence e não há o menor teor de verdade neste posicionamento. De acordo com a CLT, cabe ao sindicato o dever de representar os interesses gerais da categoria ou individuais dos associados relativos a atividade ou profissão exercida. Mas, em sendo verdade as afirmações que nos chegam, o que estamos vendo é o retrocesso, a inversão dos papéis em prejuízo da grande maioria da classe trabalhadora.

Trabalhadores e trabalhadoras mipibuenses, orai e vigiai, posto que o inimigo está entre nós.
.
..

3 comentários:

Anônimo disse...

Perceval, na reunião do SINTE uma professora questionou ao Sindicato e diretamente a M... Presidente do Conselho Municipal de Educação para que fosse colocada em pauta para a reunião do dia 15, as DESPESAS DE CARTÓRIO que a Prefeitura de São José de Mipibu tem que arcar com os Caixas Escolares, pois as escolas receberam recursos Federais do PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola (caixa Escolar) e PDE - Plano de Desenvolvimento da Escola ainda no ano passado e que não podem gastar os recursos porque no ano passado era eleição e mudança de diretor e este ano precisa fazer toda parte burocrática, as escolas já fizeram, mas emperra na Prefeitura que diz NÃO TER DINHEIRO PARA ARCAR COM AS DESPESAS. Teve uma escola que o DIRETOR colocou do seu próprio bolso para resolver a situação pois a escola não tinha nada e estava precisando, já nas outras escolas os diretores não fizeram o mesmo estão aguardando que a PREFEITURA cumpra seu dever. E o M... disse que não poderia ser colocado em pauta, que no Conselho tinha uma comissão dos Diretores e que iria esperar que esta comissão trouxesse para a reunião este tema. E aí as escolas ficam a ver navios, não tem material para os professores, secretários e coordenadores trabalharem, mas o dinheiro está lá no banco APLICADO, enquanto as escolas passam necessidades. E se o Conselho Municipal de Educação diz que não pode resolver a quem recorrer? A Prefeitura de São José já não manda nada para as escolas e o que vem dos recursos federais é barrado pela Prefeitura, não sei o que a Prefeita pensa sobre educação. Aguardamos providências e que o Ministério Público haja enquanto é tempo, ou vão deixar para gastar os recursos perto das eleições que é para dizer que as escolas tem tudo?

Anônimo disse...

O melhor de tudo é que J... do Sindicato disse que a Prefeitura não tem como pagar os 22,22% de reajuste do Piso este ano e os 11% que ficaram nos devendo no ano passado. Um professor levantou pegou o microfone e lembrou ao Sindicato que se não pode pagar chame a ASSESSORIA DO MEC que eles vem, fazem apurações nas contas, nas folhas de pagamento e se não tiver mesmo, o MEC complementa. Só que a Prefeitura e o Sindicato não faz isso porque eles sabem que tem dinheiro si8m, se não tivesse eles seriam mais transparentes. E aí J... convidou os professores que queiram ir ao sindicato ver a folha e acompanhar. Isso é conversa para boi dormir e para ver se os professores ficam calados, quietos enquanto outros vão ficando com os dinheiros dos professores. É direito deles e tem que ser pago sim.

Anônimo disse...

A Prefeitura de São José de Mipibu nunca tem dinheiro para que o que deve ser função e responsabilidade dela, mas para outras coisas tem... passeios, festas... reuniões,,,etc.

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009