quarta-feira, 10 de abril de 2013

SAMU decepciona população de São José de Mipibu


SAMU recusa atendimento à criança mipibuense

Por Fran Moura

Ontem (dia 10 de abril), pela manhã tivemos um grande susto na Escola Municipal Maria Aparecida de Carvalho Ferreira, um dos nossos alunos sofreu uma queda o que lhe deixou imóvel por cerca de mais de uma hora e trinta minutos.

Corremos para socorrê-lo, mas ao constatarmos que ele se queixava de dores na região da coluna e apresentava dificuldade para se locomover, ligamos para o SAMU, mas fomos tratados com indiferença pela equipe que nos atendeu, não dando a devida importância.

Ligamos várias vezes, mas alegavam que a ambulância que atendia São José de Mipibu, estava em uma ocorrência e que ligássemos para a central de ambulância do município. Tentamos ligar e também não fomos atendidos.

Numa das vezes sugerimos que enviassem uma ambulância que atende a Região Metropolitana, mas recebemos um não como resposta.

Diante do desespero ligamos para a Secretária de Educação do nosso município e pedimos a sua intervenção junto ao Secretário de Saúde, Alexandre Dantas, que prontamente se articulou e enviou uma ambulância. Quando a ambulância chegou, a nossa preocupação era com a coluna do nosso aluno, pois o município não dispõe de pessoas treinadas para fazer a imobilização de pessoas acidentadas. Sem muita opção de escolha fomos chamar a enfermeira do PSF do CAIC, Ana Cristina, que prontamente nos atendeu.

A criança foi levada para o hospital e lá foi constatado uma lesão muscular, e uma suspeita de fratura, mas após um raio x, ficou detectado apenas a lesão.

Nós professores da escola ficamos indignados com o atendimento dispensado pelo SAMU, e por isso pediremos a intervenção do Ministério Público local, a fim de que fatos lamentáveis como esse se repita em nossa cidade.

Nós que fazemos a escola, agradecemos imensamente à Secretária de Educação, Lúcia Martins de Moura, que se dirigiu até a escola para acompanhar o atendimento, e intermediou junto ao Secretário de Saúde, Alexandre Dantas o envio da ambulância para transportar o aluno. Também agradecemos à enfermeira Ana Cristina, pelo pronto atendimento à nossa solicitação.

Ontem no final da tarde a professora Jaq Eugênio (professora do aluno) nos informou que o mesmo já estava em casa e que fora apenas a lesão muscular que o impedia de se locomover.

Recebemos ligação da Secretária de Educação Lúcia Martins, solicitando informações sobre o estado de saúde do mesmo. Ela também nos informou que o Secretário de Saúde Alexandre Dantas estava solicitando maiores informações sobre o aluno.
----------------------------------------------

SUGESTÃO

Prezada Fran Moura e todos e todas que integram a comunidade da Escola Maria Aparecida, este episódio revela o desrespeito com que a nossa gente é tratada pelo governo.

Todavia, calar diante de uma situação como esta é ser conivente e fomentar os maus tratos.

O Mipibuense sugere que a direção da Escola registre boletim de ocorrência contra o médico responsável pela ocorrência pela prática de omissão de socorro.
.
..

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009