quarta-feira, 10 de abril de 2013

Situação da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente preocupa ambientalistas

Na manhã da última terça-feira, 09, ambientalistas mipibuenses e militantes da STVBrasil - Sociedade Terra Viva estiveram reunidos com a Secretária de Turismo e Meio Ambiente, Kaline Câmara, para discutir a questão ambiental e propor soluções para os problemas que ameaçam o patrimônio natural mipibuense.


Animados pela sensibilidade do Prefeito Arlindo Dantas, manifestada em reunião anterior, a equipe da Sociedade Terra Viva aproveitou a ocasião para ouvir as propostas da atual Secretária para os próximos anos e apresentar-lhe o quadro atual da situação de rios e matas mipibuenses.

Na ocasião, foi colocada a preocupação com os rios Mipibu e Pituba e suas matas ciliares, a necessidade de criação de duas unidades de conservação para proteção dessas nascentes, elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica, a questão da poluição sonora, alterações na legislação ambiental local e implementação dos Conselho Municipal de Meio Ambiente, Fundo Municipal do Meio Ambiente e seu conselho deliberativo. Ainda foi indicada a necessidade de criação de estrutura para resgate e abrigo de animais silvestres, cuja presença a cada dia se torna mais frequente nas áreas urbanas.

Para solucionar parte dos problemas apontados, os representantes da Sociedade Terra Viva indicaram a existência de recursos na ordem de R$ 300.000,00, junto ao Ministério do Meio Ambiente, que podem ser acessados através de um bom projeto.

Ao ouvir as propostas dos ambientalistas, a Secretária Kaline
reclamou da falta de estrutura da Secretaria. Segundo Kaline, a Secretaria de Meio Ambiente se reduz a quatro pessoas, sem equipamentos, veículo para apoio as atividades de campo e recursos. "Já solicitamos ao Prefeito as providências necessárias para que a Secretaria possa funcionar, mas ainda não sabemos quando seremos atendidos." Desabafou. A Secretária informou, ainda, que não dispõe de equipe para elaborar um projeto neste momento. Mas, que irá tentar a contratação de pessoal para elaboração do projeto dentro do prazo previsto.

Ao final da reunião a Diretora Executiva da STVBrasil, Conceição Barbosa, deixou clara a sua preocupação com a situação da Secretaria e das consequências que esta situação podem acarretar para o meio ambiente e o futuro da cidade. De acordo com Conceição, "Esta situação nos deixa temerosos. Poderemos perder uma importante oportunidade de acessar recursos para melhorar a situação ambiental de nossa cidade." Conceição fez questão de afirmar que empreenderá todos os esforços para colaborar no sentido do fortalecimento da Secretaria e para que este fortalecimento possa resultar em preservação e recuperação de áreas ecologicamente importantes e a implementação de mais rigor no controle das emissões de poluentes do ar, água e solo.


Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009