quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O voto secreto acaba agora

Caros amigos do Brasil,




A corrupção não acaba facilmente e agora alguns de nossos senadores estão fazendo um último esforço para manter o voto secreto. O mesmo voto secreto que permitiu que Renan fosse eleito presidente do Senado e Donadon mantivesse seu mandato. Mas podemos impedir que isso continue. A sessão em plenário que pode decidir sobre o voto aberto deve acontecer em poucos dias -- vamos enviar uma mensagem final aos nossos senadores e exigir o voto aberto já:


Durante anos, nossos parlamentares fizeram seu trabalho às escuras. E tudo o que isso nos rendeu foram políticos como Renan Calheiros e uma corrupção absurda. Mas agora estamos muito próximos do dia em que esse sistema vai acabar.

Resta-nos apenas um desafio. Durante 15 meses, quase 700 mil pessoas uniram suas vozes para exigir o fim do voto secreto. E estamos quase vencendo. Mas os senadores que defendem o voto secreto estão fazendo um último esforço para preservar essa prática corrupta, e alguns que estão em cima do muro e podem rejeitar ou apoiar a proposta. Se enchermos seus gabinetes com mensagens agora, poderemos alcançar nossa vitória.

A sessão que pode decidir esta luta deve acontecer nos próximos dias. Clique aqui para garantir que a vitória não escape das nossas mãos – apenas alguns minutos de cada um de nós podem garantir a democracia transparente que merecemos:



Nossa Constituição contém dispositivos que sobrevivem há muito tempo mas não têm mais utilidade: são artigos que permitem aos parlamentares conduzirem algumas sessões deliberativas por meio do voto secreto. Já vimos esse sistema ser colocado em prática para proteger criminosos, blindar os parlamentares da transparência e afastar ainda mais a opinião pública. Foi o voto secreto que elegeu Renan Calheiros presidente do Senado e que permitiu que Natan Donadon mantivesse o seu mandato mesmo estando na prisão.

Mas finalmente podemos acabar com esse sistema corrupto. Por mais de um ano, nossa comunidade tem estado na linha de frente da campanha pelo voto aberto, uma proposta de emenda constitucional que tornaria todas as votações do Congresso abertas e transparentes ao público. Em todo o país, centenas de milhares de brasileiros assinaram uma petição, telefonaram para os parlamentares, e mandaram mensagens no Twitter e Facebook dos deputados e senadores para fazer com que a proposta avançasse. E conseguimos!

Na semana passada, o Senador Paulo Paim afirmou ter sido a pressão dos membros da Avaaz a razão pela qual ele vai retirar a sua própria proposta de voto aberto da pauta para aprovar a proposta que veio da Câmara e está mais avançada, pronta para ser promulgada.

Mas ainda não acabou. Clique aqui para relembrar nossos senadores de que os olhos da opinião pública estão sobre eles esta semana. Se vencermos esta batalha agora, nunca mais nossos parlamentares vão poder votar secretamente em Renan Calheiros ou mentir para os cidadãos e para a imprensa. Vamos continuar a pressão:


Na semana passada, a comunidade da Avaaz no Brasil atingiu 5 milhões de pessoas -- cinco milhões! Já ajudamos a aprovar a Ficha Limpa para manter os corruptos fora das eleições e afastar as serras-elétricas lutando contra mudanças críticas no Código Florestal. Nossa comunidade tem, e continua a exercer, um papel fundamental na história do nosso país. E estamos apenas começando.

Com esperança e determinação,

Equipe da Avaaz

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009