sábado, 21 de maio de 2011

PREFEITA, VEREADORES E DEPUTADO, OLHAI PELO POVO MIPIBUENSE!

Por Perceval Carvalho

Em uma dessas mornas noites mipibuenses, eis que me encontro com um cidadão agitado e reclamando indignado, que circulava pela cidade como a procurar uma graça divina.

Ante a cena curiosa e o avançado da hora, chamei aquele cidadão e o indaguei acerca do que o angustiava. Ele, de pronto, me respondeu que sofria com uma forte dor de dente que lhe tirava o sono não lhe deixando dormir.

Por um instante lembrei-me dos difíceis debates que fiz nos conselhos de saúde, lutando para que os governos olhassem para aqueles e aquelas que sofrem nas filas das portas das unidades de saúde e que, muitas vezes, têm que dormir na rua para conseguir uma ficha para atendimento. Tempos difíceis, testemunhados pelos conselheiros e conselheiras chapa branca vitalícios, marionetes comandados pelos governantes.

Aquele cidadão e a sua dor de dente me fizeram lembrar dos vastos investimentos feitos em saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS), do céu (que de céu não tem nada) e das maquiagens governamentais que remontam ainda mesmo aos tempos do senhor do engenho, incrementadas, na atualidade, pela papagaia de pirata e sua troupe sob a égide de um parlamento "fraco, medroso e medíocre".

Lembrei-me também que há mais de quatro anos a cidade de São José de Mipibu tem um deputado estadual, cuja produção parlamentar deixa a desejar, antidemocrático e opositor da liberdade de expressão e que, hoje, afirma ser o grande defensor da causa dos caciques do jogo do bicho no Rio Grande do Norte.

Mas a dor de dente do agora meu amigo, me chama à realidade e lhe pergunto:

- O senhor já procurou o serviço de saúde para curar a sua dor?

E ele me responde, com a voz estremecida:

- E aqui tem isso? Fui no hospital e me disseram que lá não tem dentista e que devo procurar um, amanhã.

Neste momento passei a me questionar sobre qual o real papel da saúde pública. Para que serve uma prefeita, uma câmara cheia de vereadores e vereadoras, uma assembléia cheia de deputados senão para lutar pelo direito do meu Povo de ter saúde?

Para que serve uma rede de postos de saúde, hospitais, dinheiro nas contas da prefeitura se na hora em que mais precisa o meu Povo não tem, sequer, um dentista para curar a sua dor durante a madrugada?

Para que nos serve então uma prefeita, vereadores e deputado se estamos sós com as nossas dores quando mais precisamos?

Prefeita, vereadores e deputado, olhai pelo Povo Mipibuense!

2 comentários:

Daniel Fagundes disse...

Perceval, agora lembrei da situação que passei durante a Semana Santa. Tive o azar de ter uma dor de dente logo na quinta-feira, sem plantão de dentistas em Sao Jose de Mipibu e Natal, tive que esperar até a terça feira para ser atendido no Posto de Saúde de Mirassol. Entretanto, lá nao tinham o material certo para fazer a obturação, colocando somente um curativo, porém, minha dor de dente passou. Mas pergunto, cadê a Saúde de São José de Mipibu que não pode curar uma simples dor de dente?

Anônimo disse...

eles tão olhando e vendo o preço de cada um, ta se aproximando as eleições e promete ser um grande leilão eu vi num blog daqueles que gostão de dinheiro e vi que o empresario e... dos c... é politico e pre candidato a prefeito aposta 5 milhões imagine o quanto ele tem para gastar vai ser uma festa das verdinhas da decepção

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009