sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

QUINCAS: O TAMANDUÁ

A Sociedade Terra Viva - STVBrasil, a primeira organização não governamental genuinamente mipibuense com foco na luta em defesa do meio ambiente, recebeu um contato nesta quinta-feira, diretamente da praia de Camurupim, Nísia Floresta, onde veranistas localizaram um Tamanduá nas proximidades de uma residência.



O voluntário Cleber Antunes resgatou o animal e trouxe até a sede da STVBrasil em Mipibu, onde foi realizada uma avaliação das condições do Tamanduá.


Apelidado de Quincas, pelos técnicos da STVBrasil, o bicho ficou hospedado na área de lazer da Terra Viva enquanto eram mantidos contatos com autoridades da área ambiental para remoção e devolção do Quincas ao seu habitat natural.


A direção da Sociedade Terra Viva tentou entrar em contato com as secretarias de meio ambiente de Mipibu e Nísia Floresta, mas nenhuma destas autoridades foi localizada para ajudar.

Por volta das 16 horas, a bióloga do IBAMA, Fabíola, compareceu e removeu Quincas para ser solto em uma reserva ambiental da região da Grande Natal.


Segundo Fabíola, este animal é de difícil trato na sua alimentação e permanência em cativeiro. Por esse motivo não é aconselhável deixá-lo na sede do IBAMA, em Natal, onde há um espaço destinado para animais silvestres. O Tamanduá se alimenta de cupins e se, preso, for mantido em cativeiro, não resiste muito tempo.



O ideal é que seja levado à uma área de Mata Atlântica para que possa manter sua rotina de vida selvagem.



Apesar do pouco tempo que permaneceu junto ao pessoal da Sociedade Terra Viva, Quincas conseguiu cativar a todos e vai deixar saudades.


Para Conceição Barbosa, este caso, do Quincas, é uma dádiva de Deus. Pois este ano a Sociedade Terra Viva completa seu décimo aniversário e não poderia receber missão mais importante, uma provação à ser superada.


"Poder resgatar este pequeno animal, protegê-lo de mãos assassinas e devolvê-lo são, ao seu meio, para que siga a sua vida é nossa missão!" (Conceição Barbosa)

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009