quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"Quem não pode com o pote não pega na rodia"


O tempo está feio pelas bandas da turma do sindCIT. Esquentou tanto que tem CITeiro ruborizado e explodindo a toa e cobrando silêncio da imprensa livre e independente.


Segundo se sabe, um CITeiro, derrotado pela própria ignorância, anda pensando em procurar candidatos para ameaçar: implanta a lei da mordaça na mídia ou não terá os quatro votos da alcatéia. Esta é uma estratégia suicida para quem tem planos para um futuro próximo.

Segundo SunTzu, em a "Arte da Guerra", o bom combate é aquele que se vence sem esforço ou, ao menos, com o menor esforço possível.

Particularmente prefiro o combate ideal, aquele que vencemos utilizando-nos das próprias armas do inimigo.

Em sua obra, "O Príncipe", Nicolau Maquiavel ensina que o verdadeiro líder deve afastar-se dos aduladores, o que considera uma verdadeira peste.

Para não desmerecer a grande obra do primeiro tratado de ciência política da história da humanidade, transcrevo, a seguir, trecho traduzido que fala, por sí só, o que pretendo.

"Não quero deixar de tratar de um ponto importante, de um erro do qual os príncipes só com muita dificuldade se defendem, se não são de extrema prudência ou se não fazem boa escolha. Refiro-me aos aduladores, dos quais as cortes estão repletas, dado que os homens se comprazem tanto nas suas coisas próprias e de tal modo se iludem, que com dificuldade se defendem desta peste e, querendo defender-se, há o perigo de tornar-se menosprezado. Não há outro meio de guardar-se da adulação, a não ser fazendo com que os homens entendam que não te ofendem dizendo a verdade; mas, quando todos podem dizer-te a verdade, passam a faltar-te com a reverência.

Portanto, um príncipe prudente deve proceder por uma terceira maneira, escolhendo em seu Estado homens sábios e somente a eles deve dar a liberdade de falar-lhe a verdade daquilo que ele pergunte e nada mais. Deve consultá-los sobre todos os assuntos e ouvir as suas opiniões; depois, deliberar por si, a seu modo, e, com estes conselhos e com cada um deles, portar-se de forma que todos compreendam que quanto mais livremente falarem, tanto mais facilmente serão aceitas suas opiniões. Fora aqueles, não querer ouvir ninguém, seguir a deliberação adotada e ser obstinado nas suas decisões. Quem procede por outra forma, ou é precipitado pelos aduladores, ou muda freqüentemente de opinião pela variedade dos pareceres; daí resulta a sua desestima."

De aduladores e de golpistas São José de Mipibu está cheia!

E tenho dito!

7 comentários:

Anônimo disse...

E como diz São Gregório:"Para mim,sábio não é aquele que proclamas de sabedoria,mas sim aquele que demonstra sabedoria em seus atos.

Anônimo disse...

PERCEVAL, AGUARDE QUE O PARAFUSO VAI CIMEÇAR ARROCHAR APARTIR DE AGORA. VÃO QUERER CALAR SUA BOCA USANDO O MOMENTO POLÍTICO. NÓS QUE ADIMIRAMOS O SEU BLOG, ESPERAMOS QUE VOCÊ NÃO VAR SE DOBRAR AOS CHANTAGISTAS.

Anônimo disse...

UM ROCHEDO NÃO É ABALADO PELO VENTO,A MENTE DE UM SÁBIO NÃO É PERTUBADA PELA HONRA OU PELO ABUSO.

Anônimo disse...

Sabemos que em São José de Mipibu, o que não falta são bajuladores, e que os políticos todos os dias tomam um coquitel de remédios para suportá-los, principalmente nesta época. Você estar certo, porque todos os babões bajuladores nunca sabem dizer (não tem coragem) que os seus superiores estão errados, isso para não perder o peitinho. CUIDADO, O BURACO É MAIS EM BAIXO!!!

Anônimo disse...

TEM BAJULADOR QUE É TÃO CARA DE PAU QUE FICA TENTANDO REVERTER AS PESQUISAS. O BIGODUDO BAJULADOR E BABÃO FICA SE DESCABELANDO COM AS PESQUISAS DESTE ANO. PASSA A NOITE SEM DORMIR PENSANDO COMO VAI MAQUIAR A NOTÍCIA NO SEU BLOG.

Anônimo disse...

Mesmo devagarinho o povo esta se conscientizando!

Anônimo disse...

O BIGODUDO ou criatura parasitária, vive tentando comer de todos os lados. Pessoa assim é de dar nojo. É por isso que quando se candidata só tem os votos da mulher e filhos. Ele até tenta enganar, mas nós conhecemos um APROVEITADOR e OPORTUNISTA a km.

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009