quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A VERDADE SOBRE O LIXÃO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Prezados irmãos e irmãs leitores e leitoras dO Mipibuense, o poeta popular cubano Pablo Milanez destaca em sua Canção pela Unidade Latino Americana que "... a história é como um carro muitos transportará, porém por cima passará daqueles que queiram negá-la..." e eu reafirmo este pensamento do querido Pablo pela sua essência e pela verdade que diz.

O nosso papel é lançar luzes sobre a realidade mipibuense, tornando clara a cidade e os fatos que a compoem.

O lixão de São José de Mipibu vem sendo denunciado pela STVBraisl - Sociedade Terra Viva há bastante tempo. Note-se que a maioria das imagens publicadas sobre o lixão, principalmente as mais antigas, são de autoria de voluntários da STVBrasil ou dos arquivos próprios da instituição.

LINHA DO TEMPO

Ainda em 2005, a STVBrasil, solitariamente, levou o caso ao conhecimento da recém eleita prefeita, à Câmara dos vereadores e ao Ministério Público, para que as autoridades pudessem tomar conhecimento e também providências. Nesta ocasião também foram mostradas as imagens do lixo hospitalar lançado diretamente e sem tratamento naquele mesmo lixão, quando a empresa de coleta do lixo hospitalar não devia lançá-lo alí. Mas, o fazia sob a conivência do governo municipal, da secretaria de saúde e do conselho de saúde.

Após levar o caso às autoridades e pedir as providências, a STVBrasil passou a cobrar providências e denunciar o caso através dos meios disponíveis. Procuramos a Usina Estivas ou Grupo Tavares de Melo, como prefiram, para o diálogo e a tentativa de fechar o local para impedir que se continuasse depositando o lixo naquele local e contaminando o nosso aquífero. O então representante do Grupo Tavares de Melo até disponibilizou uma área para funcionamento de uma cooperativa de recicladores a custo zero. Mas para tanto precisaríamos do apoio do poder municipal para a implementação da proposta. No entanto, da mesma forma como agiu no caso da BR 101, ou melhor, não agiu e nem sequer nos recebeu para o diálogo sobre a questão e a busca de uma solução para a situação.

Ante a queda silente da autoridade municipal, solicitamos ao Ministério Público que intervisse na situação e requisitasse informações da prefeitura. E o MP assim o fez.

E sabem qual foi a resposta da prefeitura na época?

Exatamente a que está apresentando agora. Não sabe o que fazer e nem pretende fazer absolutamente nada.

A prefeita simplesmente NÃO SABE O QUE FAZER!

Desde há muito estamos nos colocando a disposição da prefeitura e da Câmara para ajudar no debate e na busca de soluções, mas eles parecem não querer ouvir a voz das ruas.
ATUALIDADE

Alguém deve se perguntar, mas na prefeitura não há ninguém com capacidade e conhecimento para tratar a questão? Pode até ser que exista, mas até este momento o que temos é uma turma de secretários e secretárias mamulengos, que, manipulados pela prefeita ou sabe-se lá por quem, apenas balançam a cabeça e, quando muito, abrem e fecham a boca repetindo as frases chulas pronunciadas pela mamulengueira-mor.

Não é verdade que o conselho de saúde levantou a questão e nem sequer aciounou qualquer medida eficaz. Capitaneado pelo venenoso, tendo ao seu lado o marinheiro dos conselhos, este conselho nada mas é do que uma confraria de venais. Sua atuação está para a liberdade assim como o diabo está para a cruz.

Mas vos digo, irmãos e irmãs, há soluções para o lixão e a primeira delas é termos, como sugeriu a amiga Anginha, colocarmos na prefeitura alguém com conhecimento suficiente para dar resolutividade aos problemas da nossa cidade.

Não nos delongaremos aqui com a descrição do projeto da STVBrasil para a questão da proteção do patrimônio natural de Mipibu, mas precisamos deixar claro que existem soluções, mas que é preciso ter, acima de tudo, amor pelo nosso Povo e vontade de ver a nossa gente feliz.

Multas, embargos, etc ... Era isso que a STVBrasil vinha pedindo há tempos. Mas precisamos entender que são medidas mitigadoras que não resolvem o problema. É preciso pensar na cidade como um todo para a contemporaneidade e para as futuras gerações.

Já disse e repetirei, o maior problema de nossa cidade é a própria gestão.

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009