quinta-feira, 7 de julho de 2011

O TEATRO

Por Conceição Barbosa*
A vida é um verdadeiro palco. Palco esse onde as encenações acontecem sem nem mesmo nos darmos conta da hipocrisia e da farsa que vivenciamos.

Muitos são aqueles que em pele de cordeiro usam da farsa para tentar ludibriar e continuar enganando o nosso povo.

Hora, que palavras bonitas... Tem até quem diga: “Nossa que conhecimento extraordinário e perfeito é aquele... Que pessoa maravilhosa...”

São tantas minúcias que até nos surpreendemos. Tudo isso em nome de uma só causa: O desejo, a satisfação pessoal.

Hora, meu povo, na verdade são verdadeiras aves de rapina que usam e abusam de pessoas simples e de momentos delicados para se sobressaírem e pousar de bons moços. Usam, de forma descarada, de artifícios que, só ELES, os sínicos, hipócritas, sabem fazer.

Mas, como vivemos em uma sociedade suja, hipócrita, mentirosa e fascista, muitas vezes temos de usar do mesmo artifício para que percebam que nós não somos só platéia, somos também atores ativos dessa farsa que é a sociedade, cheia de vícios e mentiras.

Mentiras que ficam registradas pelo tom de voz e através de discursos nervosos e mal elaborados e sem nenhum conhecimento de causa.

Não podemos esquecer que Hitler era um bom orador e, no entanto, foi o causador da maior catástrofe mundial: o holocausto.

Não podemos esquecer realmente que todos somos filhos de Deus e que, tenha a certeza, ele conhece muito bem o coração de todos. Pois, caso contrário, não estaríamos aqui alertando o nosso povo do grande mal que vem se instalando na nossa sociedade.

Seria muito cruel para alguns se pudéssemos arrancar a máscara e fazer a encenação sem a mesma, tal e qual ela é de verdade. Pois, o que seria daqueles que vivem mendigando o amor de Deus através de falsas palavras e orações, onde o coração queima de ódio pelo seu próximo.

O que seria daqueles que vivem bajulando e acreditando que estão sendo fiéis a Deus porque vivem socados nos templos, obedecendo ordens e , determinações, muitas vezes, sendo massacrados, sem nem mesmo perceberem que são simplesmente massa de manobra para alguém se sobressair e tornar-se cada vez mais poderoso.
 
Meu povo, JESUS, quando veio ao mundo, não precisou de grande ornamentação. Precisou apenas amar e perdoar. Se você não tem capacidade de amar e nem muito menos de perdoar, o que está fazendo neste palco, cheio de mentiras? Retire a sua máscara e tente sobreviver de outra forma, com mais dignidade e respeito ao próximo.
___________________________
*Conceição Alves Barbosa, antropóloga, socióloga, especialista em políticas públicas e psicopedagogia, mestre em ciências sociais e doutoranda em educação, é professora das redes municipal e estadual de educação e diretora execitiva da STVBrasil.

4 comentários:

Joaquim Praxedes disse...

é tempo de eleições e todos correm para montar seu palco e apresentar um show ... show de pão e circo como do tempo dos romanos, pois foi assim que aprenderam que é para ludibriar os pobres dos eleitores .... vamos lutar e votar numa opção melhor ... chega de palcos, teatros e falações mentirosas.

Anônimo disse...

Ui ui ui .... entendi nada disso Dona Conceição, rssss, mas concordo com voce.

Anônimo disse...

Entendi tudo.
Tenho certeza que seu texto foi muito bem interpretado e que as entrelinhas serve para vestir a carapuça do cordeirinho vestido de lobo!
Parabéns doutoranda pela simplicidade do texto,mas com corência perfeita e sem discurso vazio ou palavras de alto nivel.

Anônimo disse...

Nada a ver com eleitores e sim com fiés.... kkkkk

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009