quarta-feira, 8 de junho de 2011

Perfil historiográfico da Comunidade Cristã Athos e Vida

Por Fagner Alves Moreira Brandão* e Osvaldo Jefferson da Silva**

A Comunidade Cristã Athos e Vida é uma instância eclesiástica cristã inclusiva, aberta a todos, incluindo às pessoas homoafetivas que desejam realmente servir a Deus, pois acreditamos que o amor é algo divino e não vemos este sentimento entre iguais como perversão ou doença, mas como outro aspecto da diversidade humana, não passível de escolhas ou mudanças. Igreja inclusiva não é "igreja gay", mas uma igreja onde todos os que foram excluídos de suas igrejas de origem podem novamente pertencer a uma comunidade de fé.

Sua criação foi inspirada na Igreja da Comunidade Metropolitana dos Estados Unidos da América, administrada pelo Reverendo Troy Perry e motivada por fatores histórico-sociais específicos, pois se trata de um desdobramento das igrejas inclusivas que abarca o estudo dos diversos contextos sócio-econômicos, políticos e culturais que perpassam a realidade do público hetero e homoafetivos. Desse modo, abraçamos a causa do desafio da Igreja Inclusiva e do Ministério Pastoral junto à população LGBT.

É preciso levar em consideração que o Brasil é um país democrático e como tal, garante em sua Magna Carta aos cidadãos, a liberdade de culto, isso nos dá legitimidade para nos organizarmos como igreja. Com uma linha neopentecostal a Athos e Vida é formada por cristãos que seguem os princípios doutrinários da Bíblia Sagrada, com uma abordagem peculiar denominada Teologia Inclusiva. Nessa vertente, com um perfil evangélico contemporâneo, acredita nos dons do Espírito Santo e que cada pessoa pode contribuir na construção de um mundo mais justo e fraterno com os talentos que Deus nos concedeu.

A Athos e Vida teve início com quatro jovens que começaram a reunir-se como Grupo de oração em junho de 2010, alternando os encontros em suas residências, mas a medida em que o tempo passava, novas pessoas agregaram-se ao grupo, fazendo com que fosse necessário procurar um local específico para a realização das atividades.

Desde o surgimento o foco dos encontros é a palavra, ou seja, leitura e discussão da Bíblia Sagrada, não tendo interesse em ser um local de encontro ou grupo social para diversão, pois o maior objetivo é adorar a Deus e difundir o Evangelho da graça do Nosso Senhor Jesus Cristo para todos os seres humanos em conformidade com a grande missão expressa em Mateus 28: 19 “portanto ide, fazei discípulos de todas as nações” e Marcos 16: 15 “ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. A leitura que muitas igrejas fazem das Escrituras Cristãs é leitura literal e seletiva, usando passagens bíblicas descontextualizadas com versões e traduções deturpadas, pois são inseridos “vocábulos” pretensiosos e contemporâneos que nem existiam na época em que a Bíblia foi escrita.

Procuramos praticar os princípios do amor cristão, propagar a fé em Deus e consideramos membros da Comunidade todos os que indicarem este desejo participando ativamente das atividades e declarando sua fé em Cristo Jesus. No entanto, diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, buscamos ser pessoas separadas das coisas do mundo, tendo princípios éticos, morais e de boa conduta de seres humanos.

Em outubro de 2010 alugamos uma sala pequena, aproximadamente 20 (vinte) pessoas, mas em pouco tempo o espaço ficou limitado. Dessa forma, fomos obrigados a nos transferir para nossa sede atual para comportarmos nosso público. A igreja começou como sendo um grupo de oração de Goiânia e tínhamos como objetivo reunir as pessoas excluídas e com o desejo de buscar e servir ao Senhor. Logo após nosso grupo tomar uma proporção que não esperávamos, começamos a buscar por parcerias de outras igrejas inclusivas já existentes. Encontramos a Comunidade Família Athos de Brasília-DF na qual temos muito a agradecer por tudo que nos ensinou e apoiou. Tivemos a ajuda e apoio da Comunidade de Brasília-DF e hoje temos a imensa alegria em dizer que estamos dando mais um passo de fé e crescimento.

Comunidade Cristã Athos e Vida tem hoje a sua Sede em Goiânia, já completa 1 (um) ano de sua existência e oficializamos o nome para COMUNIDADE CRISTÃ ATHOS E VIDA com o único propósito de “alargar as nossas tendas e expandir nosso ministério para Jerusalém, Samaria e Judéia até os confins da Terra.” (Atos. 1: 8).

Em nossas programações inserimos palestras, retiros, lançamento de livros, apresentação de vídeos, estudos bíblicos, comunhão e edificação do corpo de Cristo e temos como princípio a palavra de Deus – Bíblia Sagrada, porque acreditamos que “conhecereis a verdade e a verdade os libertará.”(Jo. 8: 32).

O sistema organizacional da Comunidade é dividido[1]s em ministérios, em outras palavras, departamentos, sendo: Ministério de Casais, Ministério Jovem, Ministério de Arte (Teatro e Dança), Ministério de Louvor, Ação Social (arrecadação e distribuição de cestas, doações, visitas), Centro de Estudo Teológico e Grupos Familiares. Por meio dessa organização percebemos que todos têm a oportunidade de servir a Cristo, conforme a vocação de cada um, pautado no dom que o Senhor o capacitou, assim colocando nossa vida em prol de outras vidas. Reunimo-nos sempre aos Domingos às 19h no Culto de celebração, as Quintas-feiras às 20h no Culto de campanha de oração e todos os Sábados levamos a igreja até as casas dos membros com os Grupos Familiares espalhados por todas as regiões de Goiânia. Em especial, no dia 26 de junho de 2011, comemoraremos nosso primeiro aniversário da Comunidade Cristã Athos e Vida – 1 (um) de história da Comunidade Cristã Athos e Vida.

--------------------------------------------------------------------------------
* Publicitário, Especialista em Docência do Ensino Superior, graduando de Teologia e Pastor e Dirigente da Igreja Comunidade Cristã Athos e Vida de Goiânia-GO.
** Professor, Escritor, Letrado, Turismólogo, Especialista em Linguística e Língua Portuguesa, graduando de Teologia e Cooperador e Co-dirigente da Comunidade Athos e Vida de Goiânia-GO.


Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009