terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

DICAS DE LEITURA

Há poucos foram lançados dois bons trabalhos do autor Laurentino Gomes, os livros 1808 e 1822, que narram os fatos da vinda, em fuga e com medo de Napoleão Bonaparte, da família real portuguesa para o Brasil e seu retorno para Portugal.

Os textos são ricos em informações que as escolas não nos contam e registram com grande riqueza de detalhes fatos pitorescos sobre um rei medroso, que muito bem poderia assumir uma vaga na classe política em Mipibu, bastando, para tanto, acrescentar fraqueza e mediocridade, se é que já não possuía.

Apenas para que você irmão e irmã mipibuenses possam degustar um pequeno fragmento desta maravilhosa obra, destacaremos um episódio que relata a chegada da família real portuguesa ao Brasil de 1800.

Como tudo no Brasil vira moda, naqueles tempos não seria diferente e quando a coroa portuguesa fugiu, esse é o termo mais adequado, das terras luzitanas em navios, tiveram que superar uma grande viagem na qual suportaram toda sorte de infortúnios a que não estavamo acostumados, em razão da vida na realeza. Entre estes infortúnios ocorreu um verdadeiro ataque de piolhos, forçando as mulheres a desembarcarem no Brasil uzando panos enrolados nas cabeças, parecendo turbantes.

Eis que as mulheres, no Brasil, ao verem aquelas figuras ilustres da realeza descendo dos navios naqueles trajes, não tituberam e passaram a uzar turbantes semelhantes imitando as piolhentas portuguesas.

Isso e muito mais da história da fuga de um rei medroso e sua família você pode conferir nos livros "1808" e "1822", de autoria de Laurentino Gomes, a venda nas melhores livrarias.

O MIPIBUENSE TAMBÉM É CULTURA!

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009